Avançando na prática tp3 : unidade 11
Seção 1- Descrição
A atividade foi realizada no 6º ano do E.F. A turma é pequena, então foi dividida em dois grupos. Foi escolhido um representante de cada grupo para descrever um objeto. Os representantes sabiam quais eram os objetos escolhidos, mas não podiam contar aos amigos. Eles deveriam descrever e os outros alunos tinham que descobrir qual era o objeto. O grupo que acertava ganhava ponto. O interessante é que trocassem os representantes para que a professora pudesse verificar a maneira de descrever dos alunos.
A atividade não deu muito certo, pois os alunos estavam assoprando para os colegas e essa não era a proposta, pois não estavam descrevendo muito o objeto, uma vez que, já acertavam logo. Então encerrei o jogo e pensei num modo de reverter este problema.
A atividade foi realizada novamente só que desta vez eles não foram divididos em grupos, foi individual. Agora sim, como já conheciam o jogo ficaram participativos e não assopraram a resposta, pois perderiam o direito de ser o representante do jogo novamente, que era o que mais gostavam de ser.
Percebi que alguns alunos tinham mais facilidade de descrever o objeto e outras não, no entanto consequi atingir a proposta do jogo.
Após o jogo pedi que escrevessem um texto descrevendo um objeto de valor pessoal e que desse o maior número de informações possíveis, mas que só o identificasse na última linha do texto. Cada aluno leu seu texto e a turma tentou adivinhar qual era o objeto descrito.
O jogo foi de grande valor, pois percebi que os alunos aprenderam um pouco mais do tipo textual Descrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário